Header Ads

Férias no passado

Depois de um ano de muito trabalho, pouco descanso e várias realizações, finalmente tive minhas férias em dezembro. Ah, as férias, este maravilhoso período garantido por lei desde os tempos de Getúlio Vargas. Os trinta dias (ou vinte, ou ainda dez dependendo do lugar que você trabalha) realmente fazem milagres para o corpo humano. Ou pelo menos para o meu corpo, metade humano e metade gordura, que teima em não emagrecer.

Fiz planos para estas férias. Como era a primeira com dinheiro no bolso imaginei em praticar esportes radicais com a namorada em Brotas. Caso contrário, pensava em passar um fim de semana na metrópole São Paulo e aproveitar o cardápio cultural e esportivo que uma cidade gigantesca tem a oferecer. A ideia era viajar, passear e conhecer outras cidades.

No fim, após muito planejamento, decidimos (minha namorada e eu) que ficaríamos mesmo em Porto Ferreira, essa pequena cidade no interior de São Paulo e onde nasci e cresci. Pode até parecer frustrante ficar numa cidade pequena, sem opções de lazer, quando poderíamos praticar um rafting ou ainda conhecer o Museu da Língua Portuguesa. Porém descobri aquela sensação mágica que toma algumas pessoas em momentos distintos.

Redescobri, por exemplo, o grande valor de pequenos gestos. Após um ano intenso muitas vezes esquecemos o bem que nos faz um sorriso singelo, um abraço em pessoas queridas, uma caminhada leve ou simplesmente o fato de poder deitar num sofá com um livro e poder esticar suas pernas sem se preocupar com horário. Também percebi, finalmente, a importância de Porto Ferreira. Aqui é minha cidade, o meu lugar. Por mais que eu não goste, é nessa cidade que tenho amigos e parentes. Em Porto Ferreira sempre terá uma casa e um prato de comida me esperando.

Pode parecer pouco, mas diz muito quando passamos a morar sozinhos. E tende a piorar quando não temos tempo nem para o nosso trabalho. Quantas vezes não queremos justamente um abraço sincero ou um carinho despretensioso no fim de um dia? Mas chega de conversa. Infelizmente minhas férias está chegando ao fim e preciso aproveitar o máximo a simplicidade e a sabedoria que uma volta às origens proporciona.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.